sexta-feira, 31 de maio de 2013

ROTA DAS TAPAS



Está a decorrer em Lisboa a Rota das tapas, um evento para dar a conhecer as melhores tapas de Lisboa a cerveja espanhola Estrella Damm.

Isto leva-me a uma série de considerações que não posso deixar de partilhar. Acontece que nem Lisboa nem Portugal têm tapas, quando muito têm petiscos, embora não os saibamos potenciar. O facto dos portugueses serem cativados por algo que não é deles nem para o qual têm apetência, é duplamente triste. Por norma, em Madrid, uma tapa não se paga, é algo que qualquer pessoa em qualquer bar obtém gratuitamente ao pedir a sua cerveja ou o seu copo de vinho. E quando há eventos destes, numa cidade onde os salários são em média 30% mais altos que em Lisboa, não se paga 3,00€ por uma tapa e uma cerveja, 2,40€ é quanto baste.



Ontem à noite em Lisboa vi gente muito animada, quiçá embalados por uma experiência que tem tanto de empreendedora como de pouco dignificante da cultura gastronómica portuguesa. Não podíamos ter sido nós a tirar as pessoas de casa organizando uma coisa destas com os nossos petiscos e a nossa Sagres ou Super Bock?

9 comentários:

  1. Este é um bom exemplo daquele que é um dos piores defeitos tugas. Às vezes acho que todos os portugueses deviam ser obrigados a emigrar só para aprenderem a dar valor ao que é nosso.

    ResponderEliminar
  2. Há uma cultura do que é "estrangeiro" e uma tendência para achar que isso é "bom". E é uma parvoíce.

    Por um lado eu percebo os senhores da cerveja, se é para tentar vender cerveja espanhola em Portugal, que se use a muleta das tapas, que é coisa que os Portugueses associam mentalmente a Espanha.

    Algures ali na notícia do Público diz que as "tapas" em algumas das 12 casas que entram nisto até calham a ser petiscos portugueses, tipo pataniscas e chouriço assado - aliás, como tu sugerias - e eu isso acho bem. Entre outras coisas, porque não sabemos fazer tapas, não temos cultura de tapas. A começar porque saímos do trabalho e vamos todos a correr para casa como formiguinhas, coisa que eu em Espanha vejo acontecer menos.

    Agora, na verdade, o que eu acho difícil, difícil, é conseguirem vir vender cerveja espanhola para Portugal. Nem com tapas espanholas, nem com petiscos portugueses...

    ResponderEliminar
  3. Bem, no fundo dou-te razão. Contudo, muitos lisboetas já se acostumaram às tapas, nomeadamente se forem clientes do El Corte Inglês e eu em Madrid já paguei para ter umas tapas decentes.
    De qualquer forma, esse seria um roteiro que nunca seguiria porque a cerveja nem sequer é entusiasmante. E se fosse com Sagres ou Super Bock era igual, pois são as duas igualmente más, e eu nisso das cervejas, pá, sou um bocado exigente (por Espanha, a coisa anda, já há umas artesanais de se lhe tirar o chapéu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vic, é certo que muitos portugueses já se acostumaram pelas mais variadas razões e isso é triste. Por que é que em vez disso não se acostumam aos petiscos portugueses? Eu até sei a resposta, isto é retórica...
      Quanto às cervejas, nunca uma artesanal iria promover-se numa coisa como esta, sabes bem ;)

      Eliminar
  4. Tapas só em Espanha..o resto é uma miragem. Noutro dia fui a um restaurante Espanhol em Lx, tinha alguma esperança que fosse parecido...mas meu Deus, nem vou dizer nada :\

    ResponderEliminar
  5. Venha a rota das moelas ou dos pipis!
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. Se é do estrangeiro é bom. De certeza.

    ResponderEliminar
  7. Acho triste criticarem as pessoas de sairem e irem conviver, partilhando umas tapas. Porque é espanhol é bom??? e não comemos Sushi, E Picanha, e o chinês... Deviam-se era questionar antes porque tem de ser os estrangeiros a arranjar eventos interessantes.

    ResponderEliminar

Falem com o Jibóia, falem...